Catalogação do Futuro: FRBR & RDA - Catalogação Midia digital
ALA. Disponível em: http://presentations.ala.org/index.php?title=Cataloging_Digital_Media_Back_to_the_Future>. Acesso em 30 julho 2009.
- tradução livre
ALCTS Pre- conferencia ALA (American Library Association)
Chicago 9 de julho de 2009
Uma Apresentação por Dr. Robert O. Ellett
Equipe da Faculdade Joint Forces
Biblioteca Ike Skelton
&
Universidade San Jose State
Escola Superior de Biblioteconomia e Ciência da Informação
ellettr@gmail.com
Porquê mudar?
As regras atuais estão desatualizadas
Os recursos publicados estão muito mais variados
Tecnologia tem melhorado consideravelmente
Os usuários têm diferentes expectativas
Múltiplas normas de metadados
Forte tendência anglo-americano / Forte tendência biblioteconômica
Alguns problemas básicos com as regras atuais
Desejo de um princípio baseado em conjunto de regras
A importância dos relacionamentos
Associar os diferentes aspectos da forma como as obras estão relacionadas umas com as outras
◦ edições diferentes do mesmo trabalho
◦ Traduções
◦ Análise e críticas
◦ Adaptações
◦ Obras em que o conteúdo permanece o mesmo, mas o suporte difere
AACR2 e "múltiplas versões"
Catalogar cada forma física de um título com o seu próprio registro bibliográfico
Resulta em múltiplos registros para o mesmo título
Usuários de catálogo usuários raramente pensa em termos de múltiplos registros para o mesmo título
Não é uma abordagem amigável
Requisitos não cumpridos
Necessidade de acesso a uma mais ampla gama de suportes da informação:
maior profundidade e complexidade de conteúdo -- mostram os relacionamentos das obras
Metadados (informação bibliográfica) criado para um alcance maior de
pessoas dentro e fora de bibliotecas (autores, administradores, catalogadores,
computadores, editores, como por exemplo ONIX, IEEE-LOM, Web Semântica, etc)
Antecedentes da mudança
Mudanças na tecnologia
◦ Impacto sobre dados descrição/acesso
◦ Catálogos de livros
◦ Catálogos de cartões
◦ OPACs
◦ Próxima geração
Mudar de uma biblioteca individual para público internacional
Mover de classes de materiais para elementos e valores (mais
vocabulários controlados)
Requisitos funcionais para registros bibliográficos (FRBR)
Desenvolvido por um Grupo de Trabalho da Seção de Catalogação da IFLA
Aborda questões de semântica em um mundo multi-formato
Demonstra relação entre e dentre os materiais, criadores de
obras, e os assuntos
FRBR, FRAD e Bancos de dados relacionais
Conceitos de mostrar relacionamentos entre as diferentes edições,
traduções, formatos de um mesmo trabalho
Atual estrutura do banco de dados relacional nos permite ligá-los
eficientemente
FRBR Organização e Terminologia
FRBR é organizado em
◦ Grupos - que são subdivididos por
◦ Entidades - que têm
◦ Atributos
FRBR Modelo Entidade-Relacionamento
Entidades
Relacionamentos
Atributos (elementos de dados)
Entidade Grupo 1: Quatro níveis de identificar materiais
◦ Trabalho - conceito Intelectual
◦ Expressão - Realização do trabalho
◦ Manifestação - Diferentes formatos físicos
◦ Item – peça específica
Candide de Voltaire
Inspiração para isso, ou para falar sobre
Candide em termos gerais = Obra
Realização, edições, interpretações = Expressão
Traduções = Expressões
formatos diferentes (transportadores) = Manifestação
O que tem na sua biblioteca= Item
Candide de Leonard Bernstein
Inspiração para ela = Obra
Show na Broadway show = Expressão
Revival = Expressão
LP = Manifestation
CD= Manifestação
O que tenho na minha biblioteca = Item
FRBR Grupo 1 Quiz Arte da guerra de Sun-Tzu
Exemplo 1
A arte do ofício da guerra / por Simon Drake
Resumo do Amazon: Em "A arte do ofício da guerra", Simon
Drake combina os ensinamentos de Sun-Tzu com o
ambiente de "O ofício". Em termos FRBR, A Arte do ofício da guerra é um:
Exemplo 2
Uma moderna edição de A Arte da Guerra traduzida para o Inglês por Samuel B. Griffith, em termos FRBR termos, este é um ...
Exemplo 3
Livros gravados publicam um novo audiobook em língua chinesa: Sunzi bingfa
[Sun TZi's A Arte da Guerra], lido por Weiyin Jin. Em termos FRBR, este audiobook é um:
Exemplo 4
Voce navega pelas das ilustrações de Sunzi bingfa [Sun Tzu's A arte da guerra], uma nova edição com ilustrações de Lu Zheng. Em termos FRBR, esta edição é um:
Exemplo 5
Seu amigo pergunta-lhe "Você leu A arte da guerra de Sun
Tzu's The Art of War? ", em termos FRBR, A Arte da Guerra é um ...
Exemplo 6
Um cidadão está fazendo um trabalho sobre A Arte da Guerra de Sun Tzu's e verifica A Arte de Guerra, código barra número 37244016628086, aquele com uma
Mancha de café na capa. Em termos FRBR, isso é um ...
Exemplo 7
Seu clube do livro recomenda: Dominar a arte da Guerra. Memórias e notas por famosos estrategistas militares chinesas Zhuge Liang e Liu Ji. Em termos FRBR, isso é um ...
Exemplo 8
Você está na Biblioteca do Condado de San Mateo na seção 355. Você pegar A Arte de Guerra por Sun Tzu e Sun Zi, editado por Dallas Galvin Lionel, traduzido por Lionel Giles, código-barra número 372446060998. Em termos FRBR este é um ....
Exemplo 9
Uma versão em microfilme de A Arte da Guerra de Sun Tzu versão original em bambu. Em termos FRBR, este é um ...
FRBR do Grupo 2
Grupo 2: relação de pessoas e Corporações
◦ Relacionados às entidades do Grupo 1 através relações específicas
◦ Quem cria, produz ou realiza a obra, expressão, manifestação ou item
◦ Vinculasdas ao controle de autoridade
Quem são as entidades do grupo 2?
Os responsáveis pelo conteúdo intelectual e artística
◦ Pessoa
◦ Corporação
◦ Família
FRBR do Grupo 3
Conteúdo
◦ Conceitos, eventos, lugares e qualquer entidade do Grupo 1 e Grupo 2
(por exemplo, um trabalho sobre outro trabalho, como a crítica literária), ou um
trabalho sobre uma pessoa ou uma empresa
Entidades FRBR
Grupo 3: Conteúdo
◦ Grupos 1 e 2 mais
◦ Conceito
◦ Objeto
◦ Evento
◦ Local
Porque precisamos FRBR?
Melhorar a capacidade do usuário em localizar informações
◦ Sistemas modelo para o futuro
◦ Guia de confecção de regra
Cortar custos para a descrição e acesso aos recursos em nossas bibliotecas
Posicionar fornecedores de informações para melhor operar no ambiente Internet e além dele.
Objetivos da RDA
Regras devem ser fáceis de utilizar e interpretar
Ser aplicável on-line em ambiente em rede
Fornecer eficaz controle bibliográfico para todos os tipos de mídia
Incentivar a utilização para além da comunidade bibliotecária
Ser compatível com outras normas similares
Ter uma estrutura lógica baseada em princípios acordados internacionalmente
Esboço de RDA Estrutura
Introdução Geral
Duas partes principais
◦ Gravar Atributos (4 seções)
◦ Gravar Relacionamentos (6 seções)
◦ Um capítulo de instruções gerais para cada seção
◦ Capítulos associados com a tarefa do usuário
Apêndices
Partes do RDA
Introdução
Atributos
◦ Seções 1 a 4 (capítulos 1 a 16)
Relacionamentos
◦ seções 5 a 10 (capítulos 17 a 37)
Apêndices A a F
Glossário
Usando RDA: o que nós precisamos saber?
Analise o recurso a ser descrito.
◦ Qual é o tipo de conteúdo?
◦ Qual a forma do suporte?
◦ Com que outros recursos se relaciona?
◦ Com quais pessoas, famílias ou órgãos sociais está relacionado?
◦ A que conceitos, eventos e lugares está relacionado?
RDA - O que é que vai ser?
Inicialmente um recurso on-line
◦ texto completo
◦ Preços, subscrição, etc - ainda não definidos:
Potencialidade
◦ Texto conciso
◦ Textos adaptados (direito, música, séries, etc)
◦ Recurso de treinamento
Versão de folhas de impressão
Uso do RDA
Independente do formato de Comunicação
◦ UNIMARC, MARC, MARCXML, MODS / MADS
◦ DC, EAD, ISBD, VRA, MPEG7
Compatível / melhor alinhado com outras normas semelhantes
◦ Arquivos: ISAD (G)
◦ Museus: Catalogação Objetos Culturais
RDA mensagens-chave
Não é muito novo mas é organizado de maneira diferente.
Explora os processos que já seguimos.
Potencial para novos desenvolvimentos.
RDA não substitui MARC, substitui AACR2
As mudanças no MARC necessárias para utilizar RDA são pequenas
As propostas de novos campos e subcampos em registros bibliográficos
Novos subcampos:
• (diversas áreas) $e ou $4 ou $u – relação designadores
Novos campos:
• 336 (Tipo de conteúdo)
• 337 (Tipo de midia) 336-338 substitui GMD
• 338 (tipo de suporte)
• 588 (Nota Geral dos Catalogadores)
• 883 (tipo de entidade)
Conteúdo, tipo de mídia & suporte
RDA introduz três novos campos de descrição:
• Conteúdo - RDA elemento central
• Tipo de Mídia - RDA elemento opcional
• Suporte - RDA elemento central
Estes substituem MARC 245$h, atualmente registados como por instruções do AACR2
Regra 1.1C (Designação Geral de Material)
Conteúdo da gravação, tipo de mídia e suporte
EXEMPLOS
• Conteúdo: imagem, texto, música, ...
• Tipo de suporte: áudio, projetado, sem mídia, ...
• Suporte: microfichas, disco de áudio, recurso on-line, ...
TERMO X CÓDIGO
• Conteúdo: imagem = [sti] texto = [txt]
• Tipo de midia áudio = [a] sem mídia = [u]
• Suporte: microfichas = [me] áudio disco = [ad]
No mundo real ...
Imagine um gravação para um CD / DVD contendo:
- 1 CD (conteúdo musical)
- 1 DVD (conteúdo vídeo)
- notas
Atualmente um catalogador poderia escolher a partir de um leque de opções limitadas:
245 $h [gravação]
ou
245 $h [video gravação]
ou
245 $h [Kit]
Uso de abreviaturas (1)
Para elementos transcritos utilize apenas aqueles encontrados na abreviaturas
fontes de informação para o item
1 ed. ; Segunda edição
Wellington, Nova Zelândia; Departamento de Saúde
Julho / Agosto de 2005; volume 1, número 12; vol. 5, n. 3
Extensão do item
ex. páginas, volume
• conteúdo ilustrativo
ex. ilustrações, tabelas genealógicas
• conteúdo colorido
ex. principalmente cores
Uso de abreviaturas (2)
Local de publicação não é conhecida
Local de publicação não identificado (em vez de [S.l.])
Editors não pode ser identificada
editora não identificada (em vez de [s.n.])
Data de publicação não pode ser determinada
data de publicação não identificado
Regra de três
Declaração de responsabilidade
Pode incluir todos os grupos de pessoas, famílias ou órgãos sociais nomeados
ex. Gerenciamento de aves e outros danos às frutas e outras horticulturas / Tracey John, Mary Bomford, Quentin Hart, Glen Saunders, Ron Sinclair
Os pontos de acesso
Podem fornecer pontos de acesso preferenciais representando todos os criadores
ex. Tracey, João Paulo; Bomford, Mary; Hart, Quentin; Saunders,
MAS
Omissão opcional
Pode omitir todos, mas o primeiro de cada grupo de pessoas, famílias ou pessoas coletivas aparece
Indica omissão por resumir o que foi omitido
Anexar o resumo da omissão em colchetes
Exemplos:
Roger Colbourne [e seis outros]
coordenado pela Universidade de Maryland [e quatro outros órgãos governamentais locais]
Critérios de uso
Facilidade de utilização para catalogadores
Capacidade dos vendedores de sistemas utilizar registros
Capacidade de usuários encontrar o que procuram
Uso para fornecer acesso a uma mais ampla gama de materiais
Viabilidade Técnica
Co-existência de registros em RDA e AACR2
Funcionalidade e integração dos produtos on-line com outros recursos e ferramentas
Sistema prévio desenvolvido para plena implementação
Viabilidade Operacional
Impacto sobre operações existentes de catalogação
Impacto do acesso ao usuário final
Viabilidade financeira
Custo do treinamento
Custo da alteração do fluxo de trabalho
Custo da criação de registos
Custo da mudança à ferramenta baseada na web
Custo de conversão de dados
QUESTÕES DE APLICAÇÃO
Treinamento para o RDA
◦ Catalogadores necessitarão alguma formação
Os modelos e os princípios subjacentes
Regras que mudaram
◦ Produto online irá ajudar no aprendizado
◦ Os grupos que oferecem formação estão começando a fazer planos
RDA Cronograma
4 º trimestre 2008 - projeto completo de conteúdo lançado em formato impresso para comentar
finais de Janeiro de 2009 - período de comentário fechado
2 º trimestre 2009 - o conteúdo é finalizado.
Final Nov. 2009 - RDA Online versão inicial
1o trimestre 2 º trimestre 2010 - bibliotecas nacionais e parceiros avaliam RDA
3 º trimestre 2010 - LC analisa os resultados dos testes
4o trimestre 2010 - 1 º trimestre 2011 Implementação do RDA
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