21 de julho de 2009

Entidades FRBR grupo 1

Por Dodie Gaudet

Me desliguei um pouco do livro de Robert Maxwell's - FRBR: Um Guia para os Perplexos, para que eu pudesse escrever uma resenha neste blog. Acabei de terminar a seção do Grupo 1, seção com a qual a maioria está mais familiarizado: Obra, Expressão, Manifestação, Item.
Eu tenho visto isso escrito como WEMI (iniciais de word...) que é útil porque é muito fácil (para mim pelo menos) confundir a expressão e manifestação.

FRBR (Requisitos funcionais para registros bibliográficos) não é fácil de compreender, mas sinto que este livro me ajudou muito. No entanto, o livro não tem ajudado o suficiente para eu explicar muito bem aos outros. Ou talvez seja apenas porque FRBR não é facilmente explicável. É, enfim, um modelo conceitual que explica relacionamentos.

As tentativas de tornar concreto o FRBR criando diagramas pode torná-lo ainda mais complicado. Então aqui vai o meu entendimento de como as entidades do Grupo 1 se relacionam entre si.

A obra é uma idéia, um pensamento, uma criação - não escrita, não falada. Ela não se refere a um item concreto.

A expressão de uma obra é também conceitual, não concreta. Se estamos falando de um livro, em última análise, o trabalho pode ser expressa em Inglês ou Francês ou chinês ou outra língua. Duas diferentes traduções para o francês são duas expressões diferentes.

Com a manifestação, nós alcançamos coisas reais que podemos segurar nas nossas mãos.
A publicação em inglês de um livro pela HarperCollins é uma manifestação. A publicação em inglês do mesmo livro pela Bantam Paperbacks é uma manifestação diferente. Neste ponto, nós não estamos falando de um único livro, mas todo o curso dos acontecimentos. A manifestação é o que nós catalogamos. Um registro bibliográfico representa uma manifestação.

Sobre o que eu ainda estou confuso, é a forma como o livro-falado do presente trabalho se encaixa aqui. É a versão oral uma outra expressão ou uma manifestação diferente?
Maxwell afirma que "... tal como atualmente escrito, FRBR não lida bem com relacionamentos gênero / forma com as entidades do Grupo 1." Talvez este seja o problema.

Um item é algo que todos podemos compreender - literalmente, bem como figurativamente. Nós podemos comprar um item de uma manifestação. Podemos catálogo-lo, classificá-la e colocá-lo na nossa biblioteca.

Há muito mais sobre FRBR do que aquilo descrito acima. Todas essas entidades têm atributos, tais como título, a forma, a data, outras características distintivas.

Todos os atributos da Obra são igualmente atributos de Expressão mais alguns adicionais. Felizmente, nem todos os atributos disponíveis serão aplicados a cada entidade.

Como ele explica cada entidade e seus atributos, por vezes Maxwell aponta dificuldades ou problemas com o modelo. Enquanto eu olho para o diagrama FRBR e tento seguir os relacionamentos, eu me pergunto quem numerou isto.

Agora vamos para as entidades do Grupo 2: Pessoa, Corporação, Família. Talvez esta seção com ajuda lance alguma luz sobre aquilo que eu já li.

*tradução livre.
Texto original disponível em: . Acesso em 21 julho 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDEOCONFERÊNCIA - agende via email